Urubici
EXPLORA
Descubra a magia da Serra Catarinense!
Urubici é uma encantadora cidade localizada na Serra Catarinense, no estado de Santa Catarina. Conhecida por sua beleza natural e deslumbrante. Rodeado por mais de 15 pontos turísticos, somos uma das regiões onde a neve nos visita no inverno.
Além dos pontos turísticos, Urubici oferece outras atividades ao ar livre, como trilhas, cachoeiras, rapel e turismo rural, proporcionando uma experiência única para os visitantes.
A gastronomia em Urubici é caracterizada pela comida típica da região serrana de Santa Catarina, com influências da culinária alemã e italiana. Alguns pratos e iguarias locais incluem: O pinhão, a truta, queijos artesanais e embutidos, pães, bolos, tortas, geleias, queijos, frios e outras delícias caseiras.
A região de Urubici possui vinhedos que produzem vinhos de altitude, aproveitando as características climáticas favoráveis. Os vinhos brancos e tintos são apreciados pelos visitantes.
Cascata do Avencal
A Cascata do Avencal é uma belíssima cachoeira com 100 metros de queda livre. Uma das principais atrações de Urubici. Esta localizada no Km 34 da SC 110 e tem uma acesso bem fácil. Um dos principais atrativos é o Mirante de vidro com a melhor vista da Cascata. Aberto de segunda a segunda das 8:00 até 18:30.
Morro do Campestre
O Morro do Campestre é formato por um grupo de formações rochosas de arenito, situados no alto de uma montanha a 1380 metros de altitude. Está localizado a 8km do centro de Urubici pela SC 370. O lugar é super bonito e instagramavél! O local é bem estruturado e conta com restaurante, café, recepção e banheiros.
EcoParque Cachoeira Papuã
Na Cachoeira Papuã é preciar a natureza de cima em uma passarela de vidro com vistas panorâmicas é um dos atrativos. São 120 metros de altura em que se pode ver duas quedas d’água. Também dispõe de atividades como: Sky Bike, Sky Table, Balanço ao Infinito, Tirolesa, Caiaque, Piquenique, trilhas autoguiadas e banho de rio.
Cascata Véu de Noiva
Com 62 metros de queda, a Cascata Véu de Noiva se destaca entre as mais de 80 encontradas no município. A água desliza suavemente por grandes rochedos, a espuma branca faz o visual de um grande véu de noiva. Localiza-se no Morro da Igreja e está cercada por vegetação nativa e conta com abundante fauna.
Morro do Parapente
Vistas espetaculares de Urubici e pôr do sol. Um balanço infinito para que sinta a sensação de voar e também oferecem opções de picnic para um brinde perfeito e é possível realizar diversos esportes, como: asa delta, parapente, voo livre e monomotor. O Morro do Parapente abre diariamente das 06h às 20h, sendo ótimo para ir no nascer ou pôr do sol.
Serra do Corvo Branco
A Serra do Corvo Branco possui o maior corte em rocha no Brasil com 90 metros de profundidade e é uma das principais atrações de Urubici. A "garganta" de entrada (a estrada começa no meio de dois paredões de pedra, a 27 km do centro de Urubici) proporciona uma visão impressionante. Conhecida como "a mais temível" de todo o Brasil. O tempo passou e ela não perdeu sua imponência.
Cânion Espraiado
Um dos mais belos e imponentes Cânions da Serra Catarinense. O Cânion Espraiado fica localizado a 42Km da cidade de Urubici. A estrada de acesso já foi muito ruim, mas agora é possível subir de carro comum, carro 4x4. As vistas são espetaculares e o lugar é único.
Pedra Furada
A Pedra Furada é uma escultura natural - uma formação rochosa - em formato de janela, com aproximadamente 30m de circunferência, que pode ser visualizada do alto do Morro da Igreja, à direita de quem chega ao topo (é preciso estacionar o carro e caminhar cerca de 20m em direção à borda do cânion). Esse monumento natural é ponto de referência da divisa entre 3 municípios - Urubici, Bom Jardim da Serra e Orleans.
O Morro da Igreja é um dos pontos mais altos do Brasil, com 1.822m de altitude.
Altos do Corvo Branco
O Parque Altos da Serra do Corvo Branco está localizado em uma propriedade particular.
Parque Altos da Serra do Corvo Branco oferece 05 mirantes de contemplação únicos. O primeiro mirante, construído sobre uma estrutura metálica em forma de península é o maior mirante de vidro sem cabeamento superior da América do Sul, com 11,20 metros com altura de mais de 200 metros,
Gruta N Sra. de Lourdes
Localizada no distrito de Santa Tereza a 10 Km do centro da cidade. Possui um imenso paredão de rocha, assim como uma queda d'agua. No alto do paredão, pode se chegar até à imagem de Nossa Sra. de Lourdes e contemplar a beleza do local. Ponto de peregrinação religiosa, fica na localidade de Santa Terezinha, a 10 km do centro de Urubici, no caminho para o Morro da Igreja. É uma gruta natural, cercada por paredões, na qual desde 1944 existe a imagem de Nossa Senhora de Lourdes.
Caverna Rio dos Bugres
Antigo abrigo de índios, a caverna fica em área de vegetação exuberante. Um rio é presença constante no cenário e há grande possibilidade de encontrar cavaleiros pelo caminho, com vestes e adereços tipicamente serranos. Nos últimos 300 metros antes de chegar à caverna, a trilha piora e o melhor é deixar o carro e seguir a pé. Não esqueça de levar uma lanterna para apreciar o interior da caverna e chegar à saída sem se perder.
Igreja Matriz
Localizada no Centro da cidade, é considerada a maior obra arquitetônica de Urubici. Inaugurada em 1973, possui como padroeira a Nossa Senhora Mãe dos Homens. Em estilo gótico, é uma das maiores igrejas do Estado, idealizada pelo padre José Alberto Espíndola, cujos restos mortais estão no interior da igreja. O padre ganhou fama de santo e a população atribui a ele várias graças. Uma curiosidade arquitetônica da igreja é que há três entradas semelhantes à principal.
Inscrições Rupestres
Localizadas no Morro do Avencal, a 5km do centro de Urubici sentido São Joaquim. São inscrições deixadas por povos que habitaram a região há pelo menos 4.000 anos, um dos mais importantes registros arqueológicos em território catarinense. Presume-se que esses povos considerassem sagrado o local das inscrições.Destaca-se a imagem perfeita de um rosto, a "Máscara do Guardião", que deve ser procurada atentamente pelo visitante.